Call of Duty 2 Big Red One é um game de tiro em primeira pessoa que coloca o jogador no papel de um soldado da 1º Divisão de Infantaria Americana. É possível agachar, deitar de bruços e pular sobre obstáculos durante o gameplay. O jogador pode carregar duas armas que podem ser trocadas por aquelas deixadas no campo de batalha.
O game é baseado na Segunda Guerra Mundial, nos confrontos dos soldados aliados contra os nazistas, na qual o jogador controla Roland Roger, da 1º divisão de infantaria dos Estados Unidos. O jogo traz uma variedade de fases, de ataques terrestres com soldados e tanques até marítimos e aéreos, com navios encouraçados e caças muito bem armados.
Os entusiastas de jogos de tiro em primeira pessoa são convocados de volta ao teatro europeu da Segunda Guerra Mundial, em Call of Duty 2: Big Red One, a continuação do bem-sucedido Call of Duty: Finest Hour de 2004. Como muitos veteranos da vida real e fãs de história reconhecerão, o subtítulo da sequência é um nome carinhoso para a divisão mais condecorada do Exército dos Estados Unidos, a 1ª Infantaria. Os jogadores assumem o papel de um soldado entre suas fileiras. Além de uma campanha vigorosa que os leva além de marcos sombrios da Europa devastada pela guerra e do norte da África, os jogadores têm a oportunidade de jogar um pouco de RPG, pois a história do jogo os incentiva a se relacionar com seus colegas soldados. Esse senso de confiança pode até se estender ao campo de batalha, onde a comunicação e a cooperação são fundamentais. Como em um tiroteio real, atacar cegamente um local inimigo com armas em punho raramente é a melhor maneira de vencer batalhas em Call of Duty 2, mas comandos de esquadrão aprimorados permitem que soldados sábios superem quase qualquer oponente, por meio de táticas e trabalho em equipe